quarta-feira, 25 de setembro de 2013

ASSEMBLEIA COM ALUNOS


Na manhã do dia 24 de setembro de 2013 realizamos uma assembleia com os alunos e professores da escola. Na pauta estava a votação para a adesão a um projeto de reciclagem de plástico, que tem por objetivo a troca por móveis reciclados. Também foi lançada a Semana da Criança. Além disso, foram vistas as fotografias da visita no mini-mundo e no zoológico de gramado/RS. Aproveitamos a oportunidade para também fazermos a avaliação desse passeio, bem como combinações para os próximos.  
Assembleia

SIRVAM NOSSAS FAÇANHAS DE MODELO A TODA TERRA!


A Semana Farroupilha da EMEF Guilhermina Mertins foi comemorada com uma programação especial. No piquete temático, os alunos puderam matear com os colegas e degustar um pouco da culinária gaúcha.
As pilchas também reforçaram o orgulho que sentimos pela nossa Terra. A hora cívica foi marcada por apresentações de Dança, coordenadas pelo professor Eduardo Teixeira. Ao som do violão do professor Bueno, os alunos cantaram o Hino Rio-Grandense.
Além de uma verdadeira aula de história, as crianças vivenciaram momentos muito especiais junto aos colegas e professores. Queremos fazer um agradecimento especial a comissão que organizou este festejo: a diretora Andréia, aos professores Eduardo e Marciele, e aos alunos Cristian e Raíssa. 
Piquete Temático

Saboreando um bom chimarrão

Hino do Rio Grande do sul

Júnior e Raíssa se apresentando

Dança gaúcha

Professor Eduardo, diretora Andréia,  professora Marciele e alunos Cristian e Raíssa

Dança da Chula

terça-feira, 17 de setembro de 2013

ALUNOS VISITAM A BIBLIOTECA PÚBLICA

No dia 09 de setembro de 2013 os alunos do 4º e 5º ano fizeram uma visita à Biblioteca Pública Municipal. Esta visita foi planejada com o intuito de oportunizar o contato com uma biblioteca maior, com um acervo diversificado e promover o gosto pela leitura. Lá eles puderam escolher e retirar livros do seu interesse, diferentes daqueles disponibilizados na biblioteca da escola. 
Aproveitando o espaço agradável da biblioteca os alunos não perderam tempo e começaram a ler os livros escolhidos lá mesmo. Foi uma atividade prazerosa que com certeza se repetirá.
Alunos interagindo com os livros

Leitura

Figuras interativas

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

CONHECENDO AS AVES

Os alunos do 2º ano confeccionaram uma árvore de cartolina usando tinta e uma esponja para confeccioná-la. Depois que o desenho estava pronto, prenderam o mesmo na porta da sala.
A partir disso, surgiu o projeto "Conhecendo as Aves".
Uso das cores

Decorando o caule
Desenho coletivo

Terminando de confeccionar a árvore


GRAMADO ZÔO


O Zoológico de Gramado desenvolve seu trabalho dentro de uma perspectiva que tem como propósito aproximar a natureza e os animais selvagens do ser humano. Imagem a surpresa que os alunos da EMEF Guilhermina Mertins tiveram ao entrarem em contato direto com pássaros diversos da fauna brasileira. Além disso, os alunos puderam ver de muito perto os jabutis, as onças, pinguins e muitos outros animais. Foi um momento inesquecível que ficará registrado na memória dos nossos pequenos e, certamente, contribuirá para o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente da importância da preservação ambiental. (Coordenadora Carla)
Observando os pássaros

Visitando os animais

Explicação sobre os animais

Se encantando com o macaco

Admirando a beleza das Araras

VISITA AO MINI MUNDO


Com muito entusiasmo, os alunos da EMEF Guilhermina Mertins, descobriram os encantos do fantástico Mini-mundo de Gramado. Além de ser um passeio cultural, que reproduz de forma fascinante construções e paisagens mundialmente conhecidas, o mini-mundo também proporcionou aos alunos momentos de grande encantamento. Os diferentes cenários, todos com animação, produziram a sensação de serem gigantes numa terra de faz de conta. Confira as imagens! (Coordenadora Carla)
Turma

Observando o lago

Passeio no Mini Mundo

Alunas Raissa e Maiara

Professora Liliana com alguns de seus alunos

Professora Gisele com sua turma

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

FORMAÇÃO COM MARIA CLÁUDIA BOMBASSARO

Os professores da Escola Guilhermina Mertins tiveram uma formação com a palestrante Maria Cláudia Bombassaro, Pedagoga pela UFRGS e Mestre em Educação pela UFRGS na linha de Pesquisas e Estudos sobre Infâncias.
Nesta palestra ela nos falou o cuidado que devemos ter com os nossos alunos e com o outro, para nos sentirmos bem no ambiente em que frequentamos. Também nos trouxe aspectos que devem ser levados em consideração na construção de uma proposta de Educação Integral.
Merendeira, grupo de professores, equipe diretiva juntamente com a palestrante 

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

EDUCAÇÃO DE TURNO INTEGRAL

Com o objetivo de conhecer diferentes propostas de escolas de turno integral, sua estruturação e funcionamento, os profissionais da EMEF Guilhermina Mertins estão realizando uma série de visitas em escolas onde esta modalidade de educação já é realidade.
Já foram visitadas escolas dos municípios de Picada Café e Nova Petrópolis. No cronograma de visitação também constam visitas a duas escolas de Porto Alegre.
Essas atividades integram a formação proporcionada pelo Programa A União faz a Vida, e estão sendo acompanhadas pela SEMEC. 
Grupo de professores

ABELHUDA, A BIBLIOTECA INTERATIVA

No dia 10 de julho de 2013, a EMEF Guilhermina Mertins recebeu uma visita muito especial: a Abelhuda. Alunos e professores ficaram encantados com esta biblioteca itinerante, que, de forma lúdica, dissemina o hábito da leitura por onde passa.
A Abelhuda é uma das propostas do programa A União faz a Vida, do qual nossa escola é participante.
Interagindo com os livros

Entretenimento

Combi Abelhuda

PROJETO "FAZENDA DOS ANIMAIS"

A partir do projeto "Fazenda dos Animais", a turma do 1º ano da EMEF Guilhermina Mertins, com mediação da professora Bruna Koch, explorou o livro Os Músicos de Bremen, adaptado da autora Ruth Rocha.
Durante a Hora Cívica os alunos tiveram a oportunidade de narrar a história para os demais colegas da escola, utilizando um varal com imagens, ilustrando a contação. 
Explicando o projeto

PROJETO ESCOLA DA FLOR

No dia 18 de março de 2013, o CEAMI intensificou a parceria com a EMEF Guilhermina Mertins, assumindo o Projeto Escola da Flor, um programa de educação ambiental desenvolvido na escola desde 2010.
Este projeto tem como objetivo principal oferecer um programa de atividades que estejam voltadas para a questão ambiental. Ele oportuniza que os alunos ampliem seus cuidados com o meio em que vivem, conscientizando-os sobre a importância das suas atitudes frente ao meio ambiente.
A partir da relevância deste tema, em 2012 o projeto passou a integralizar a carga horária semanal de atividades oferecidas pela escola, transformando-se num componente curricular.
É importante ressaltar que este projeto também é apoiado pela Floricultura Casa da Flor, uma importante parceira na doação de materiais para o desenvolvimento do projeto. 
Turma do Pré

PROJETO SUSTENTABIBLIDADE

Muitas estão sendo as aprendizagens proporcionadas pelo projeto Sustentabilidade, que está em andamento na turma do 3º ano da EMEF Guilhermina Mertins, sob coordenação da professora Gisele Berner.
Uma das atividades significativas, gerada a partir do estudo deste tema, foi a confecção de bolsas retornáveis, que tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância de reduzir o consumo de sacolas plásticas, visando ao bem-estar do planeta.
A aluna Lídia é enfática ao afirmar:
- As sacolas plásticas envelhecem bem rápido e aí a gente tem que por fora. A sacola retornável dura bem mais, e usando elas a gente consegue cuidar melhor do nosso planeta.
Turma do 2º ano

PÁSCOA

A Páscoa está chegando, e as atividades dos ajudantes do Coelho da E.M.E.F. Guilhermina Mertins estão a todo vapor! Eles descobriram que a cenoura pode ser um saboroso ingrediente para preparar deliciosos doces de páscoa.
Além de garantir uma Páscoa mais saudável, a atividade rendeu uma oportunidade de aprendizado muito significativa, como nos traz a aluna Petrin (1º ano), ao afirmar:
"Eu adorei fazer os docinhos, e vou gostar também de comer eles. A minha mãe sempre cozinha e agora eu vou aprender também. Ela vai adorar saber disso!"
A professora Bruna Koch salienta que esta atividade integrou o projeto sobre a Páscoa. A ideia surgiu a partir do livro Uma História de Páscoa, da autora Ana Maria Machado.
Em sintonia com os valores que esse momento suscita, os alunos decidiram que dividiriam os docinhos entre todos os colegas e profissionais da escola. Uma verdadeira lição de solidariedade! 
Professora Bruna com a turma do 1º ano

ASSEMBLEIA DE PAIS ELEGE REPRESENTANTES

No último dia 12 de março, a EMEF Guilhermina Mertins realizou uma assembleia de pais. Na ocasião, foram eleitos novos colaboradores para o Círculo de Pais e Mestres, bem como os primeiros integrantes do Conselho Escolar, órgão este, que pluraliza e democratiza a participação de toda a comunidade escolar.
O secretário de Educação e Cultura, Denis Carlos Luckner, esteve presente na assembleia, reiterando a necessidade de trabalharmos todos juntos na construção de uma educação cada vez mais comprometida com a qualidade e o bem-estar de nossos alunos.
Secretário Denis presente na assembleia
Endereço: Av. Presidente Lucena, s/n Contato: (51)3563-3234 E-mail: guilhermina@ivoti.rs.gov.br Direção: Andréia Elize Stölben Schilling