quarta-feira, 29 de julho de 2015

Sobrevivendo à Trilha

O 5º ano escolheu como temática de estudo a Sobrevivência. Para entender como sobrevivem animais e plantas em meio a mata fechada e próximos  do Arroio Morada do Sol, que por alí passa contaminado por esgoto e resquícios de lixo deixado por humanos e trazido pelo próprio arroio, a turma fez uma trilha que partiu da divisa entre Ivoti e o município de Lindolfo Collor, às margens do Arroio anteriormente mencionado.
Ao longo da trilha guiada pelos responsáveis pelo CEAMI, Fábio e Suzana, os alunos observaram espaços com ar e água ainda puros, percebido pela presença de líquem nos caules da árvores, pegadas de animais como o mão pelada e sons de pássaros que habitam o local. Mas a presença de lixo espalhado chamou atenção de todos e gerou preocupação com a sobrevivência de peixes e de todas as espécies que se alimentam por ali.
No CEAMI, a turma montou um terrário em garrafa PET, composto por terra preta, algumas mudinhas de samambaia e animais encontrados na terra como minhocas, formigas, centopeias e cascudinho de jardim. Nesse terrário é possível observar o processo de produção de alimentos das plantas através da fotossíntese, assim como a sobrevivência delas e dos animais ali deixados.

Todos aprenderam muito!!

Compramos peixes!!!

O 5º ano decidiu estudar sobre as necessidades e formas de sobrevivência de animais, plantas e dos humanos. A fim de observar formas de vida, a turma  quis comprar peixes e ter um aquário na sala de aula. Foi feita uma “vaquinha” e cada um trouxe um valor em dinheiro de casa conforme suas condições, a escola e a professora também contribuíram. Inicialmente a turma pesquisou espécies de peixes possíveis de serem criados em aquários e suas necessidades para sobrevivência, como tipo de água, tamanho do aquário, temperatura da água, alimentação,...
Um dos alunos tinha em casa um aquário desativado e o trouxe para a escola. Marcamos uma manhã e fomos até uma loja da cidade que vende peixes. O proprietário orientou a turma sobre qual espécie melhor se adequaria ao tamanho do aquário e que necessitava de menos cuidados. Compramos dois “caudinha”. Como não sabemos se são machos ou fêmeas, os alunos decidiram que o mais alaranjado seria o macho batizado de Tom e o mais branquinho seria a fêmea Ariel. 
        Os mais novos integrantes do 5º ano foram apresentados a todas as turmas da escola que também foram informados  sobre os cuidados que deve-se ter com peixes de aquário.

Mostra de Trabalhos 2015

 O nome Buraco do Diabo, apelido dado ao bairro Feitoria Nova, foi criado sobre algumas lendas locais e a maioria das lendas resumem-se às impressões que a localidade passava às pessoas no século XIX. No entanto, se dependesse das impressões deste último sábado, o local teria o apelido de Buraco da Alegria ou Buraco do Conhecimento ou Buraco do Orgulho, pois foram estas as sensações que a Mostra de Trabalhos 2015 causou nas pessoas que vieram à Escola Guilhermina Mertins.
A Mostra, que reuniu professores, pais, alunos e familiares, iniciou no pátio da Escola. Conduzidos pela equipe diretiva, os presentes participaram do lançamento da 1ª edição do Jornal Mertins, publicação feita pelos alunos da escola; também puderam conhecer o projeto Escola da Flor; apreciar alguns movimentos da aula Yoga em apresentação de todas as turmas, podendo participar da parte final da apresentação; e ainda tiveram a oportunidade de ver alguns alunos praticando técnicas do Aikido.
Logo em seguida, todos entraram no prédio da Escola, onde, enquanto os alunos preparavam, em suas salas, os trabalhos que iriam apresentar, os pais puderam assistir à uma coletânea de fotos das atividades feitas no 1º semestre. Porém, o ponto alto ainda estava por vir. Cada pai foi conduzido à sala de seu filho. Nas salas, os alunos explicaram trabalhos, projetos, pesquisas que foram realizadas no primeiro semestre.
Os pais foram passando em todas as salas da escola, conhecendo o trabalho realizado por todos os alunos. À cada troca de espaço era visível o semblante de orgulho nos pais vendo as produções de seus filhos e colegas. Os assuntos variaram desde um delicioso sanduíche com alimentos saudáveis estudados pelos alunos do pré, passando pela pesquisa da água no 1º e 2º ano, surpreendendo pelo potente som e estudo das ondas magnéticas no 3º e 4º e finalizando na pesquisa das diferentes formas de sobrevivência do planeta terra, dos peixes aos pigmeus, no 5º ano.
Com toda esta produção, imagina o que nos reserva o 2º semestre de 2015!


segunda-feira, 20 de julho de 2015

Festa Junina Anima Escola Guilhermina Mertins
A festa de São João da EMEF Guilhermina Mertins vem se consolidando como um momento de celebração e alegria para a comunidade da escola. Neste ano, mais uma vez ficou consagrada esta festa como uma importante ação da escola no que diz respeito à união das famílias, profissionais da Escola e alunos.
A comemoração foi realizada no salão do Esporte Clube Tricolor, nas imediações da escola. O local ficou lotado com pais, alunos, professores, familiares e até ex-alunos que vieram matar um pouco a saudade da escola.
Como não podia ser diferente, a festa foi regada à quentinho, pinhão, pipoca e outras guloseimas. Brincadeiras como tudo premiado e pescaria também não podiam faltar, além da cama elástica. No entanto, o que mais uma vez abrilhantou a festa foram as apresentações dos alunos. Músicas, quadrilha e até um teatro contando com a participação de professores e alunos fizeram os pais sentirem-se orgulhosos dos seus filhos.

Depois de tanta alegria e divertimento, o que mais a Escola Guilhermina vem preparando por aí?







terça-feira, 14 de julho de 2015

Tabuleiro de Xadrez gigante:
Uma forma prazerosa de interagir e pensar jogadas em grupo

“O Xadrez é muita ciência para ser jogo,
 e muito jogo para ser ciência.”
Montaigne

Com a implantação do turno integral na escola surgiu a possibilidade de oferecer aulas de Xadrez, com o objetivo de envolver os alunos em uma atividade lúdica, de possibilidades infinitas, desenvolvendo raciocínio lógico, estratégia, memória, planejamento, respeito ao outro, criatividade, noções de direção, paciência, autocontrole, disciplina, cálculo, atenção... objetivos estes necessários à formação do sujeito que desejamos na sociedade atual. Estudos mostram que, por ser um jogo de tantas possibilidades, favorece e estimula a aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento.
Assim como na vida em sociedade, o jogo de xadrez também nos convida a pensar em formas de solucionar o problema, a hora certa de recuar, de ir em frente, de contornar as situações, nos convoca a definir metas para ter sucesso, comparar jogadas e refletir sobre elas, considerar a possibilidade de ser derrotado, analisar a situação e buscar saídas. Ao final do jogo, é possível avaliar jogadas, considerar os erros e os acertos, repensar as próprias jogadas, bem como a dos adversários. Enfim, é uma riquíssima ferramenta de aprendizagem na qual percebe-se o envolvimento dos alunos de forma intensa e prazerosa.
Para ampliar as possibilidades de jogadas dos alunos enxadristas, mostrar diferentes formas de raciocínio, possibilitar decisões coletivas com mais visibilidade e clareza, resolvemos confeccionar um tabuleiro gigante, no qual o jogo pode ser realizado coletivamente, em diferentes formas de organização (duplas, quartetos, grupos).
Para a confecção do mesmo, utilizamos de materiais a nossa disposição: folhas de desenho, garrafas pet, TNT, tinta, areia e E.V.A., sendo que os alunos tiveram uma participação ativa na construção do jogo.
Chegado o dia para explorar o tabuleiro, após tanta expectativa, não poderia ser diferente: era visível a ansiedade pela vez de jogar. Os muitos diálogos e palpites nas jogadas dos colegas, a empolgação, um pouco de nervosismo, xingamentos (mediados pelos professores), comemorações, ... Enfim, encontramos neste jogo, uma rica ferramenta de aprendizagens e socialização.

Seguem as fotos que ilustram o tabuleiro e a inauguração do material.



sábado, 4 de julho de 2015




MOSTRA DE TRABALHOS
 
Os profissionais e alunos da
EMEF Guilhermina Mertins têm
a satisfação de convidá-lo(a)
para prestigiar os trabalhos que
estão sendo desenvolvidos na
 escola neste ano.

                                                                                                                                                                   
                             Data

11 de julho de 2015

PROGRAMAÇÃO

da
9h - Abertura

9h15min -  Lançamento do Jornal Escolar

9h20min - Apresentação das aulas de Dança, Aikido e Yoga

9h40min -  Apresentação dos Projetos



Projeto:  Comer faz Crescer?
    
                                        .
        Turma: Pré A e B

Projetos: Sentimentos e  Água, será que vai faltar?
 Turma: 1º e 2º Anos


     
                                  Projeto: Diga Ahhh!!!

                                 Turma: 3º e 4º Anos

         

                               Projeto: Sobrevivência

                                         Turma:  5º Ano





Endereço: Av. Presidente Lucena, s/n Contato: (51)3563-3234 E-mail: guilhermina@ivoti.rs.gov.br Direção: Andréia Elize Stölben Schilling