terça-feira, 25 de agosto de 2015

Corpo de Bombeiros na Escola Guilhermina

          A manhã do dia 12 de agosto foi de muito aprendizado e significativas experiências para as turmas do 3º, 4º e 5º anos. As professoras Jaquelini Rodrigues (3º e 4º anos) e Cíntia Dhein (5º ano), convidaram o Corpo de Bombeiros Voluntários do município de Estância Velha, para conversarem com as turmas sobre prevenção de incêndios e cuidados a serem tomados na ajuda de vítimas de acidentes e desmaios. As turmas que estão estudando sobre o corpo humano (3º e 4º anos) e sobrevivência (5º ano), aprenderam com a soldado Bárbara e o bombeiro voluntário Michel, como realizar os primeiros socorros à pessoas que sofreram algum tipo de acidente, antes da chegada da ambulância. Segurar o pescoço com firmeza, colocar talas, levantar as pernas em caso de desmaio para ativar a circulação sanguínea, foram algumas das dicas.
Na área externa da escola, os alunos foram desafiados a vestir uma roupa apropriada, usada no combate a incêndios e aprenderam a controlar o fogo no caso de vazamento de gás em suas casas.
Conhecer o caminhão utilizado pela equipe também foi muito legal!!

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Orientação

Os alunos do 5º ano estão desenvolvendo um projeto sobre sobrevivência. Um dos temas desse projeto é a sobrevivência perante a natureza e uma das etapas de aprendizagem é a sobrevivência na mata.
Um dos conteúdos básicos para essa aula é saber se orientar e utilizar os instrumentos necessários para isso como a bússola, e pensar estratégias de localização. Sendo assim, nas aulas de Educação Física estamos estudando maneiras de localização na natureza, sendo elas utilizando a própria natureza para isso como o sol e a localização de musgos nas árvores e também aprendendo a utilizar equipamentos próprios de localização como a bússola.
E numa aula em meio a natureza colocamos os nossos conhecimentos em prática. O desafio era localizar objetos utilizando somente a orientação pela bússola e contagem de passos. A turma foi dividida em dois grupos e cada grupo teve que montar um percurso para o outro. Depois de muito raciocínio, conseguimos nos localizar!

 



domingo, 2 de agosto de 2015

  Cultura africana e afro-brasileira


No dia 02 de julho deste ano tivemos a oportunidade de receber a professora Lisiane Rodrigues Moresco em nossa escola. A palestra abordou a temática de como trabalhar a cultura africana e afro-brasileira na educação de crianças e adolescentes. Lisiane salientou que gostaria que estes temas não fossem trabalhados apenas no dia da consciência negra, mas que ao longo do ano os professores buscassem trazer a influência destas culturas no cotidiano. A palestrante ressaltou a importância desta valorização, pois são culturas “nossas”, e chamou a atenção para a diversidade dessa influência: música, alimentação, brincadeiras, práticas religiosas, hábitos, entre outras coisas.
            O trabalho do educador na abordagem destes temas, segundo ela, é o de destacar esta influência, pois muitos conteúdos e práticas já fazem parte do currículo escolar. Entretanto, muitas vezes suas origens não são indicadas e valorizadas, como por exemplo: pular corda, jogar Escravos de Jó, brincar de roda, comer feijão, o costume de utilizar a farinha nas refeições, práticas religiosas, comemorações, etc. Foi apresentada uma das expressões culturais de origem africana praticada no Brasil que mistura dança, religião e história: o “Maracatu”, com sua dramaticidade e influência religiosa. Assistimos a vídeos e escutamos o relato da palestrante, a qual integra um grupo de Maracatu em Porto Alegre.
      Cabe destacar que Lisiane provocou experiências interessantes no grupo de professores: demonstrou a confecção de bonecas que trazem boas energias e são fáceis de fazer, utilizando tecidos; propôs uma vivência de uma dança circular com o grupo, com palavras e marcações de ritmo; ensinou os professores a fazer turbantes, os quais constituem uma influência da cultura africana no modo de vestir. Esta palestra foi muito interessante devido à empatia e energia da professora convidada e devido ao caráter prático da discussão, afetando e mobilizando o grupo para a questão proposta.
Endereço: Av. Presidente Lucena, s/n Contato: (51)3563-3234 E-mail: guilhermina@ivoti.rs.gov.br Direção: Andréia Elize Stölben Schilling